Dedica tempo a preparar o pós-parto
pós-parto, gravidez Andrea Guerreiro pós-parto, gravidez Andrea Guerreiro

Dedica tempo a preparar o pós-parto

É de uma importância extrema estares apoiada nos primeiros dias. Por alguém que te faça sentir confiante e segura. Que te dê um abraço sentido. Que reconheça o processo transformativo em que te encontras. Que saiba que tornar-se mãe dói. Que ajude a criar condições para que a vinculação entre ti e o bebé se estabeleça de forma tranquila.

Read More
Maternidade (im)perfeita
maternidade Andrea Guerreiro maternidade Andrea Guerreiro

Maternidade (im)perfeita

Acredito que quando se fala do que é humano não é preciso acrescentar "imperfeito", porque a falha já é intrinsecamente parte de nós. Ou seja, a maternidade não é imperfeita, é antes perfeitamente humana. A maternidade imperfeita nada mais é que a maternidade, ponto, que não precisa de trazer às costas um adjetivo que a diminui.

Read More
Entre mundos ao nascer
reflexões, maternidade, parto Andrea Guerreiro reflexões, maternidade, parto Andrea Guerreiro

Entre mundos ao nascer

Mesmo depois de nascer, o Nico ainda estava dentro de mim. A placenta ficou no útero e ninguém cortou o cordão. Através dele, células que foram sendo absorvidas pelo seu corpo continuaram a circular. Era como se o bebé estivesse cá fora e lá dentro ao mesmo tempo. E eu senti-me grávida e puérpera em simultâneo.

Read More
Sentir a dor do parto para quê?
parto, parto domiciliar Andrea Guerreiro parto, parto domiciliar Andrea Guerreiro

Sentir a dor do parto para quê?

O que se sente ao entrar em trabalho de parto sem perspectiva de uso de analgésicos, é mais ou menos aquela sensação de adrenalina de quando se está a segundos de deixar cair o corpo de um avião em queda livre. É um não quero, mas quero. A excitação de viver por inteiro, de poder acrescentar mais uma experiência ao rol das mais marcantes da vida.

Read More
Pôr a maternidade em pausa
maternidade, filhos, pós-parto Andrea Guerreiro maternidade, filhos, pós-parto Andrea Guerreiro

Pôr a maternidade em pausa

Não posso simplesmente pôr a maternidade em pausa. Dar-me 3 dias para recuperar e voltar revigorada. É um contínuo. Que não se suspende porque "hoje não me convém". E o peso desta responsabilidade faz-me pensar nos meus amigos sem filhos. E dou por mim a tentar deslindar porque tive filhos. Porque raio temos todos.

Read More
E se eu morrer no parto?
parto Andrea Guerreiro parto Andrea Guerreiro

E se eu morrer no parto?

Quando se aproxima a data do parto, ocorre-me sempre que posso morrer. Há mulheres que morrem. E tenho medo. Não por mim (creio que me falta real consciência das consequências da finitude). Não pelos meus filhos, que mesmo privados da mãe, seriam felizes, amados e bem zelados. Mas por ele.

Read More
Enquanto os filhos dormem
filhos, poesia Andrea Guerreiro filhos, poesia Andrea Guerreiro

Enquanto os filhos dormem

Este amor magnificado, que se sente no silêncio da escuridão, enquanto os filhos dormem encostados a nós, que me engole e me faz ter consciência da minha impotência e pequenez, é a grande dádiva da maternidade. Vivo cada dia para o consumir, qual droga viciante.

Read More